sábado, 23 de abril de 2011

Rio - o filme!

Há quem esteja com "o pé atrás" para ver o filme, afinal a animação fala sobre o Brasil, é dirigida por um brasileiro, mas foi criada, apoiada, patrocinada etc, pelos Estados Unidos da América.
Também existem aqueles que dão a maior força pro filme, já que foi o próprio que, segundo a Época Negócios, ficou à frente no ranking do Hollywood Reported, faturando $10,8 milhões (querendo ou não isso é estatística importante...).
Particularmente, gostei do filme. É engraçado, mostra o Rio de Janeiro de verdade, com as belas paisagens, a favela e as pessoas que moram lá. Claro que se passa na época do carnaval, tem muita cena de brasileiro assitindo futebol e o roteiro gira em torno do tráfico de animais. Ainda assim, mesmo o filme sendo de certa forma clichê, gostei de ver a Sapucaí, o samba enredo e a estrutura do carnaval. Não apenas mulatas com os corpos esculturais a mostra. Além disso, os filmes de origem Norte Americana também mostram muito tráfico de várias coisas, sempre com o mocinho salvando o filme e a mocinha e todos vivendo felizes para sempre. 
Na minha singela opinião, é mais um filme Hollywoodiano cujo tema é o Brasil. Eles fizeram o que sabem que vende. E muito, tanto que já faturou mais de $10 milhões. É a receita básica deles.
Pensando assim, o que os impederiam de fazer uma super animação com esse tema? Algum órgão brasileiro vinculado ao cinema comprou a idéia? Não. E daí se eles compraram e mais uma vez saíram a frente do Brasil, inculsive quando o tema é o Brasil? Ainda por cima colocaram a bandeira do Brasil em algumas cenas, marca registrada deles mesmos, mas com a própria bandeira. 
Enfim, acredito que falta pro brasileiro amor à pátria. Se é para reclamar que um filme sobre o Brasil foi feito nos EUA e faturou muita grana, então que pensem em faze-lo da próxima vez. E mais, reclamem sobre a venda da Floresta Amazônica, atentem para o fato de o Brasil ser um dos países mais cobiçados atualmente e valorizem aquilo que é daqui. Combatam a corrupção e saibam reconhecer que o SEU país é muito mais rico e que pode sim ser sucesso mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário